Paraná inicia planejamento com cinco municípios do Projeto Angra Doce

Segunda-feira, 27 de março de 2017

Última Modificação: 29/03/2017 14:25:50 | Visualizada 637 vezes


Ouvir matéria

Acontece na segunda-feira (27), em Curitiba, o primeiro encontro de trabalho com prefeitos e técnicos dos cinco municípios paranaenses do Norte Pioneiro integrantes do Projeto Angra Doce. O objetivo é iniciar o planejamento estratégico participativo integrado da região. 

No Paraná, o projeto tem a coordenação da Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral em parceria com diversas secretarias e instituições consideradas estratégicas para alavancar o desenvolvimento da região. 

OFICINA DE TRABALHO - De acordo com o secretário do Planejamento, Cyllêneo Pessoa Pereira Júnior, a expectativa é fazer com prefeitos e técnicos o diagnóstico participativo da região, identificando as reais demandas e anseios dos municípios e buscando criar em conjunto uma visão regional de futuro. 

O encontro incluirá palestra do consultor em desenvolvimento sustentável Silvio Barros, que terá como foco a importância de se construir um planejamento participativo e de longo prazo com envolvimento multissetorial. 

Na sequência, haverá uma oficina de trabalho para construção da visão estratégica dos municípios, com moderação do consultor do Sebrae Gabriel Pesce. A visão se desenvolverá com base em cinco eixos estruturantes que atendem as dimensões do desenvolvimento sustentável: emprego e renda (que tem a menor pontuação no IDH-M da região), turismo, desenvolvimento regional e inovação, meio ambiente e infraestrutura. 

A partir do resultado dessa oficina de trabalho, serão incentivadas reuniões municipais, com envolvimento da sociedade civil e de empresas, para ampliar e validar essa visão de futuro. Os projetos serão elencados e priorizados tecnicamente pelo Governo do Estado, de acordo com os resultados apontados nesses encontros e oficinas de trabalho. 

O município de Ribeirão Claro se antecipou e promoveu um workshop de planejamento participativo no início de março, enquanto Carlópolis tem este trabalho planejado para a segunda semana de abril. 

De acordo com a metodologia de trabalho adotada pelo projeto Angra Doce, as parcerias multissetoriais e o empoderamento dos municípios por meio da mobilização da sociedade civil local serão fundamentais para estabelecer a governança regional para garantir a continuidade e a efetividade do projeto. 

ENTENDA O ANGRA DOCE - No início de fevereiro, os estados do Paraná e de São Paulo assinaram protocolo de intenções com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável integrado da região por meio do turismo. O Angra Doce engloba 15 municípios lindeiros à Usina Hidrelétrica de Chavantes, concessão da empresa CTG Brasil (China Three Gorges). São 10 cidades paulistas e cinco paranaenses - Jacarezinho, Ribeirão Claro, Carlópolis, Siqueira Campos e Salto do Itararé. 

O projeto Angra Doce é acompanhado e chancelado pelo Programa Cidades do Pacto Global da ONU que, além de reconhecimento, parcerias e atração de investimentos internacionais, oferece metodologia de engajamento com municípios, empresas, sociedade civil e universidades para o estabelecimento de uma governança interestadual participativa. 

SERVIÇO – O encontro de trabalho com os prefeitos acontece na segunda-feira (27), das 14h às 18h, no Palácio das Araucárias (Sala de Situação, 4º andar).

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

Fonte: Governo do Estado do Paraná

Ponte interestadual Prefeito Benedito Garcia Ribeiro Crédito: Cezar Silva
Legenda: Ponte interestadual Prefeito Benedito Garcia Ribeiro

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento SEGUNDA A SEXTA DAS 08h ÀS 11h30 E DAS 13h ÀS 17h.

Última Atualização do site:   27/03/2024 11:02:42