O Movimento Amanda, grupo de apoio a portadores de

Sábado, 11 de junho de 2011

Última Modificação: // | Visualizada 358 vezes

Movimento Amanda completa seu primeiro ano


Ouvir matéria

O Movimento Amanda, grupo de apoio a portadores de câncer e leucemia, comemora no próximo dia 10 o seu primeiro aniversário.

Na quinta-feira, 02, em reunião que acontece mensalmente, parte das integrantes do movimento se reuniu na casa de Luiza Mansur para discutir a programação da próxima doação de sangue, que acontecerá em Botucatu.

Nesse primeiro ano o grupo cumpriu e exerceu com alegria o propósito inicial, aconteceram três campanhas de doações de sangue e cadastramento no REDOME, Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea, entre as integrantes. A primeira doação foi no hemocentro de Cornélio Procópio em 15 de junho de 2010 dia do doador. Um mês depois foram para Londrina e em 25 de novembro um grupo de 27 pessoas seguiu para o Hospital Erasto Gaertner em Curitiba, onde Amanda recebeu tratamento por um ano, as viagens foram patrocinadas pela Prefeitura Municipal, sendo a última em parceria com o SENAR-PR como prêmio pelo desenvolvimento do trabalho. O grupo também promoveu palestras sobre a importância da doação de sangue a alunos do Colégio Carolina Lupion..

"Nesse ano já recebemos a adesão de muitos voluntários para nossas campanhas e só temos a agradecer e fazer o convite àqueles que desejam ajudar ao próximo fazendo a doação", diz Nelly.

O grupo parece silencioso, mas está produzindo cada vez mais, o apoio da população é muito importante para que a ajuda chegue para mais pessoas que precisam.

"Estou lutando por uma coisa que minha filha gostaria de ter feito" lembra.

Breve histórico do Movimento

Há um ano, 24 mulheres se encontraram em um curso realizado pelo SENAR-PR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Sindicato Rural de Carlópolis, denominado "Mulher Atual", ministrado por Adriane Castanho de Lima. O curso propunha um projeto de trabalho social. Foi ai que a professora aposentada, Nelly Regina Paschoal Chagas expôs sua vontade de ajudar pacientes com câncer, o grupo aprovou a idéia e foi criado o "Movimento Amanda - grupo de apoio a portadores de câncer e leucemia", o movimento leva o nome da filha de Nelly, que morreu em 2005, aos 19 anos vítima de um câncer na mandíbula.

Algumas das integrantes do movimento se conheceram durante o curso, "mas isso não impediu que se criassem laços fortes e se unissem para criar o movimento", conta Nelly.

O curso acabou, mas o grupo continuou com os trabalhos, com uma campanha de divulgação na cidade sobre a importância da doação. Houve distribuição de folders e faixas foram penduradas nas praças da cidade, chamando a atenção da população.

movimento amanda_foto_001

hospital Erasto_Gaertner_ctba_001

Fonte: Glaucia Moreira - Dep. Comunicação Social

 Veja Também

Horário de atendimento SEGUNDA A SEXTA DAS 08h ÀS 11h30 E DAS 13h ÀS 17h.

Última Atualização do site:   15/04/2024 20:32:22