O Prefeito Municipal de Carl?polis Roberto Coelho

Segunda-feira, 20 de junho de 2011

Última Modificação: // | Visualizada 770 vezes

Robertinho participa de reunião do grupo G-5 em Ribeirão Claro


Ouvir matéria

O Prefeito Municipal de Carlópolis Roberto Coelho participou de uma reunião em Ribeirão Claro para tratar de assuntos relacionados aos projetos de saúde e urbanismo com o grupo G-5.


Na manhã desta segunda-feira, dia 20, foi realizada em Ribeirão Claro mais uma reunião do G5 - Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento da Bacia do Paranapanema. Participaram representantes das cinco cidades que fazem parte do grupo: Jacarezinho, Ribeirão Claro, Carlópolis, Joaquim Távora e Guapirama. Dentro da pauta da reunião estavam os projetos de Patrulha Asfáltica e o da Linha da Saúde e Casa de Apoio. Ambos são projetos que já estão prontos e aguardam agora parecer do Governo do Estado.

O projeto da Patrulha Asfáltica prevê a readequação e a expansão da malha asfáltica dos cinco municípios com a compra de uma usina de asfalto com capacidade de processar mais de 40 mil toneladas por hora, além de um espargidor, uma vibro acabadora de esteira, um rolo compactador e três caminhões basculantes trucados.

Já o projeto da área da Saúde busca melhorias nas condições de saúde e qualidade de vida da população, proporcionando mais acesso a ações e serviços de qualidade. Isto seria feito através da locação de um imóvel residencial na capital que teria a finalidade de abrigar os pacientes que vão a Curitiba em busca de especialidades médicas, além da aquisição de uma van para 16 pessoas, um carro popular, um ônibus para 48 passageiros e repasse mensal conjunto para cobrir despesas operacionais da Casa de Apoio e Linha da Saúde.

Estavam presentes, além dos representantes da cidade de Jacarezinho, o prefeito de Ribeirão Claro Geraldo Maurício de Araújo, o prefeito de Carlópolis Roberto Coelho e seu secretário de Indústria e Turismo, Nilton José Teles, além do diretor de Meio Ambiente de Joaquim Távora Natalino Pereira da Silva e os secretários de Administração e de Saúde de Guapirama Vanderlei Gregório de Oliveira e Antonio Rodrigues de Souza, respectivamente, além do coordenador do G5 Rômulo Ribeiro Santana.

A decisão dos dois projetos agora está na mesa do secretário de Estado da Saúde Micheli Caputo Neto e do secretario de Desenvolvimento Urbano Cezar Silvestri, que o analisam. Os cinco prefeitos das cidades do G5, Tina, Maurício, Robertinho, Cláudio Rivelino e Eduí Gonçalves planejam uma viagem para Curitiba nas próximas semanas para agilizar o andamento dos projetos, que foram elaborados após embasamento detalhado e intenso, possuindo dados estatísticos de cada município. Por exemplo, o projeto do asfalto conta com estimativa da extensão total de vias urbanas de cada município, além de frota total de veículos e outras estatísticas. Já o da Saúde, tem a população separada por faixas etárias, itinerário de clínicas em Curitiba e o horário em que o ônibus passaria em cada cidade integrante.

O Prefeito de Carlópolis Roberto Coelho diz que os projetos elaborados pelo grupo possuem dados muito seguros e que quando começarem a funcionar os resultados virão a curto prazo, proporcionando atendimento mais digno aos munícipes que se deslocam com muito sacrifício para tratamento médico. Diz ainda que a expansão da malha asfáltica é fundamental e em regime de urgência em Carlópolis, tendo em vista o crescimento da cidade e a necessidade de muitos bairros que ainda não possuem asfalto. "Os projetos vieram de encontro às nossas necessidades e farei o possível para que se tornem realidade em pouco tempo, pois a população de Carlópolis merece todo o meu esforço e dedicação", relata Coelho.

O que é o G-5?

De acordo com o Estatuto do próprio órgão, a finalidade do Consórcio Intermunicipal G-5 é abordar o desenvolvimento político, econômico e social, de forma sustentável, com a responsabilidade de um crescimento ordenado entre os consorciados proporcionando o desenvolvimento regional e local. O Estatuto ainda diz que constituem objetivos básicos do grupo:

I - planejar e executar as atividades de interesse comum, destinadas ao desenvolvimento socioeconômico dos Municípios integrantes do consórcio intermunicipal, promovendo os serviços públicos e fomentando a iniciativa privada nas atividades de interesse público;

II - representar os Municípios que a integram perante entes públicos e privados, nacionais e estrangeiros, nos assuntos de interesse comum;

III - articular-se com outros entes para a obtenção de recursos que serão alocados em projetos, obras e serviços de interesse comum. Na execução de suas finalidades e objetivos o G-5 pauta-se pela observância dos princípios da Administração Pública inscritos no Artigo 37 da Constituição Federal e na legislação decorrente.

Fonte: Cezar Silva Jornalista MTB 8716/PR

 Veja Também

Horário de atendimento SEGUNDA A SEXTA DAS 08h ÀS 11h30 E DAS 13h ÀS 17h.

Última Atualização do site:   27/03/2024 11:02:42