A cerejeira, tamb?m conhecida como Sakura ? t?o im

Quinta-feira, 14 de julho de 2011

Última Modificação: // | Visualizada 1554 vezes

Carlopolis comemora a florada da cerejeira


Ouvir matéria

A cerejeira, também conhecida como Sakura é tão importante na comunidade japonesa do município que ganhou até uma festa para comemoração de sua florada, que proporciona um belíssimo espetáculo e se espalha por toda a cidade de Carlópolis.


A festa da cerejeira é realizada anualmente pela colônia japonesa local, e atrai centenas de pessoas vindas de todo o Paraná e sul do estado de São Paulo. Em sua sexta edição, a festa foi realizada no dia dez de junho no Park Golf Taki-en, localizado próximo a divisa com o estado de São Paulo, onde se encontra a maior concentração desta belíssima árvore e que possui um significado muito especial. No cardápio do almoço, os presentes degustaram um delicioso Yakissoba, acompanhado de tempurá, Gohan, que são pratos típicos da culinária oriental e também foram servidos pratos típicos de comida brasileira, como feijoada e costela.

Diz a lenda que SAKURA vem da princesa KONOHANA SAKUYA HIME que teria caído do céu nas proximidades do Monte Fuji e teria se transformado nesta bela flor. Acreditam se também que tem sua origem na cultura de arroz. A parte KURA significa deposito onde se guardava arroz, alimento básico dos japoneses considerado dádiva divina.

Na primavera do Japão, a população aguarda ansiosa a florada da cerejeira e nesta época o Japão inteiro entra em festividades para apreciar esta flor tão bela e tão fugaz que dura apenas alguns dias.

No Brasil a cerejeira desabrocha no início do inverno e em Carlópolis é encontrada em pontos da Avenida Turística Elias Merhi Mansur, Praça da Amizade, Praça Coronel Leite, Ilha do Ponciano, margens da rodovia Carlópolis-Fartura, nas proximidades da propriedade do Sr. Iwao Yamamoto e principalmente no Park Golf Taki-En, onde se pode observar os detalhes da encantadora flor.

O prefeito Municipal Roberto Coelho esteve presente no almoço da festa, juntamente com a Primeira Dama Ivonete, o Secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo Nilton José Telles, e parabenizaram as senhoras da comunidade japonesa da ACECAR pelo carinho com que prepararam os deliciosos pratos.

20100511235534DSC02054 016

cerejeira marcelo_rossi_001

Fonte: Cezar Silva Jornalista MTB 8716/PR

 Veja Também

Horário de atendimento SEGUNDA A SEXTA DAS 08h ÀS 11h30 E DAS 13h ÀS 17h.

Última Atualização do site:   27/03/2024 11:02:42