PONTOS TURÍSTICOS / PONTO TURÍSTICO ESCOLHIDO

Monumento em Homenagem ao Tooro Nagashi

»Turismo Religioso

Foi inaugurado em outubro de 2013, um monumento em homenagem a 32ª edição do evento TOORO NAGASHI, que contou com a presença do Prefeito de Carlópolis, Marcos Antonio David, da vice Rosângela Custódio, Presidente da Câmara Municipal, Jorge Damim, Secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Serviços, Eliéder Borges, Seita Sato, Presidente do Roojukai, Eduardo Hirata, Presidente da ACECAR e José Salles Neto.

O monumento contém uma pilastra de sustentação a um barco simbolizando o Tooro Nagashi e também um “Tori”, que é o portal cujas colunas representam os alicerces que sustentam o céu, enquanto as vigas simbolizam a Terra. O Tori é considerado o portão de entrada entre o espírito e a matéria. O Portal representa uma separação do mundo físico do espiritual. 

Yoshio Uchiyama, Cônsul Geral do Japão no Brasil também esteve presente na cerimônia.

O evento é realizado anualmente no último final de semana que antecede ao dia de finados e organizado pela colônia japonesa de Carlópolis.

O Tooro Nagashi

A Colônia Japonesa de Carlópolis realiza no mês de outubro, sempre no último sábado que antecede o dia de finados, o Tooro Nagashi, que consiste em um ritual típico do Japão onde milhares de barquinhos iluminados são lançados na represa em homenagem aos espíritos dos entes queridos que já se foram.

Tooro significa barquinho e Nagashi, ao vento. Em Carlópolis, a cerimônia ecumênica é ministrada por um monge e no final da tarde, cerca de 1.500 barquinhos com os nomes e inscrições de mensagens aos antepassados são lançados na represa, proporcionando um belíssimo espetáculo de luzes e cores pela escuridão do anoitecer em contraste com o brilho colorido das lanternas refletindo nas águas.

Carlópolis é a única cidade do Paraná e uma das poucas cidades do Brasil que realiza o evento, que no ano de 2013 foi em 26 de outubro, com a cerimônia ecumênica na sede da ACECAR e com a soltura dos barcos na Ponte Interestadual logo após o cerimonial.

Nesse ano de 2014, em comemoração aos 32 anos da realização do evento em Carlópolis, que teve como primeiro realizador o Senhor Yamamoto, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo, juntamente com a ACECAR – Associação Esportiva e Cultural de Carlópolis inaugurou um monumento em memória aos antepassados e a realização do evento na Ponte Interestadual, cuja criação e construção foi feita pelo artista Célio Júnior.

 

 Galeria de Fotos

Horário de atendimento SEGUNDA A SEXTA DAS 08h ÀS 11h30 E DAS 13h ÀS 17h.

Última Atualização do site:   27/03/2024 11:02:42