PONTOS TURÍSTICOS / PONTO TURÍSTICO ESCOLHIDO

Ponte Interestadual Prefeito Benedito Garcia Ribeiro

»Turismo

Localizada a 11km do perímetro urbano de Carlópolis, na Rodovia PR-218 que liga o Estado do Paraná ao Estado de São Paulo, a Ponte é um ícone de Carlópolis e deslumbra qualquer um.

A terceira maior ponte do Brasil, com 1,5 km de extensão, foi batizada de Benedito Garcia Ribeiro. O nome é em homenagem ao ex-prefeito de Fartura-SP, que esteve no cargo três vezes e foi quem conseguiu convencer os governos estaduais, na década de 1960 a realizar a obra. 

A ponte tinha como objetivo melhorar a vida dos moradores da região - que ficaram ilhados -, após a construção de uma represa no local para abastecer usinas e gerar energia elétrica. Além disso, ela serviria para ligar os dois principais Estados do Brasil e favorecer o trânsito de pessoas e comércio. 

Jornais da época creditaram a realização da obra aos governadores paulistas Laudo Natel (1966/1967) e Abreu Sodré (1967/1971). Porém, as negociações para que a ponte saísse do papel começaram muito antes com o ex-governador de SP Ademar de Barros. 

Apesar de ter autorizado o estudo técnico para a obra, Barros não a liberou. Antes disso, teve seu mandato cassado pelo regime militar. O aval foi dado por seu sucessor, Natel, na época do milagre econômico brasileiro. 

Depois de uma infinidade de carros, caminhões, ônibus, charretes, motocicletas e pessoas passarem no local, o então governador de São Paulo, José Serra, oficializou no dia 30 de março de 2010, a lei estadual 14.007, que finalmente tornou oficial o nome da ponte.

 Galeria de Fotos

Horário de atendimento SEGUNDA A SEXTA DAS 08h ÀS 11h30 E DAS 13h ÀS 17h.

Última Atualização do site:   27/03/2024 11:02:42