O município, situado às margens da Represa da Usina Hidrelétrica de Chavantes, que tem uma área inundada de aproximadamente 116 km², fazendo limite com o Estado de São Paulo.
Além de sua localização geográfica, tem a seu favor alguns fatores fundamentais para garantir um desenvolvimento diferenciado em relação às demais cidades da região.
Dentre eles se destaca a beleza da paisagem, proporcionada pela represa, que aliada ao clima, extremamente favorável à atividade turística e outras a ela relacionada (como a pesca esportiva), já exercem forte atração na região. O município recebe milhares de turistas e pescadores devido a grande quantidade e diversidade de peixes existentes na represa.
Atualmente o município integra o Projeto Angra Doce, que visa o desenvolvimento sustentável do Turismo no entorno da represa de Chavantes, nos Estados do Paraná e São Paulo.
A Represa de Chavantes
A intervenção do homem no rio Itararé, na divisa de São Paulo com o Paraná, criou mais que um mega reservatório para geração de energia elétrica. A inundação de uma área com quase 60 mil hectares, o equivalente à baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, também criou um “mar de água doce”. Boa notícia para quem mora na região e pode desfrutar de um recanto ainda pouco explorado, ideal para camping, pesca e esportes náuticos. Longe dos grandes centros urbanos, com águas transparentes e belas ilhas, a represa de Chavantes tem atraído empreendimentos imobiliários (condomínios) e novos hotéis. Com uma indústria turística ainda incipiente, o lagos tem potencial para beneficiar cidades como Fartura, Barão de Antonina, Chavantes e Ourinhos, do lado paulista; Ribeirão Claro, Carlópolis e Siqueira Campos, na margem paranaense.
Goiabas de Carlópolis
Angra Doce - Carlópolis e Ribeirão Claro
Belezas da Represa de Chavantes por Célio Júnior
Rua Benedito Salles, 1060
(43) 3566-1291
administracao@carlopolis.pr.gov.br
Horário de atendimento SEGUNDA A SEXTA DAS 08h ÀS 11h30 E DAS 13h ÀS 17h.