Quarta-feira, 15 de março de 2017
Última Modificação: 17/03/2017 14:11:33 | Visualizada 2066 vezes
Ouvir matéria
Banhada pela represa de Chavantes e repleta de belezas naturais, Carlópolis completa 110 anos de emancipação política. A prefeitura divulgou esta semana a programação em comemoração ao aniversário do município. Serão três dias de eventos, que acontecem dia 31 e vai até o dia e 2 de abril em frente à Igreja Matriz.
No dia 31 (sexta-feira) acontece às 19 horas a Feira da Lua e às 20 horas a participação dos Convidados da Viola; No dia 1º de abril, às 9 horas haverá exposição da Maquete Ambiental (Sanepar), às 20 horas shows com o Grupo Azul do Mar, com Dionival Rosa e a Revolution Banda Show; No dia 2 de abril às 8 horas acontece o 2º Encontro de Carros Antigos, às 9 horas Benção para o município com homenagem aos autores (Hino de Carlópolis, Brasão e Bandeira Municipal), apresentação de escolas, premiação de poesia e apresentação da Colônia Japonesa; Ainda no domingo, haverá shows com a Banda Vigarista e Banda Chichens Skins. O encerramento acontece com membros da Colônia Japonesa às 21 horas.
A cidade conta hoje com aproximadamente 15 mil habitantes, e sua economia tem base na atividade agrícola, voltada para a policultura, tendo o café como principal produto, seguido da diversificação de plantio, como fruticultura, olericultura, e piscicultura. Carlópolis é referência nacional na produção de goiabas (inclusive com selo de qualidade) e na produção de cafés especiais. Além disso, o ramo de turismo é um dos destaques, sendo um dos municípios mais visitados no Norte Pioneiro.
Carlópolis tem um dos mais belos cartões postais da região - a Ponte Benedito Garcia Ribeiro- localizada na divisa entre o Paraná e São Paulo. A ponte foi construída em 1970, possui 2.050 metros de extensão, sendo a 3ª maior do País, perdendo somente para a Rio/Niterói e a Ponte da Amizade - Brasil/Paraguai. Foi capa do livro Pontes do Brasil editado pelo fotógrafo Ricardo Siqueira no ano de 2002, distribuído no mundo todo nos idiomas inglês e Português.
Angra Doce
Recentemente, os governadores Beto Richa e Geraldo Alckmin (SP) assinaram um protocolo de intenções para estruturar as ações turísticas na região de Angra Doce, que está localizada no entorno da Usina Hidrelétrica de Chavantes, na confluência dos rios Paranapanema e Itararé, na divisa entre os estados do Paraná e São Paulo.
Portanto, a região de Angra Doce passa a ser formalmente reconhecida como área de especial interesse turístico. O objetivo é utilizar o turismo para promover o desenvolvimento sustentável dos municípios margeados pela represa, assim como Carlópolis, aliado à conservação dos recursos naturais, fomento da economia local, geração de emprego e renda e melhoria da qualidade de vida da população, elevando o Índice de Desenvolvimento Humano por Município (IDH-M) da região. A Represa de Chavantes tem aproximadamente 60 mil hectares de área inundada, sendo que 15 mil hectares estão dentro de Carlópolis.
O projeto engloba 15 municípios situados no entorno da usina. A região é propícia para a prática de vários esportes, como rafting, canoagem, trekking, asa delta, parapente, equitação e pesca esportiva. Além disso, também possui cachoeiras, trilhas, praias artificiais e lugares históricos, como a ponte pênsil Alves de Lima, que foi destruída durante a Revolução Constitucionalista de 1932 e reconstruída quatro anos mais tarde.
Fonte: Dayse Miranda, especial para o Jornal Tribuna do Vale
Rua Benedito Salles, 1060
(43) 3566-1291
administracao@carlopolis.pr.gov.br
Horário de atendimento SEGUNDA A SEXTA DAS 08h ÀS 11h30 E DAS 13h ÀS 17h.