Quarta-feira, 03 de julho de 2013
Última Modificação: // | Visualizada 601 vezes
Programa Cidade Cooperativa estimula desenvolvimento em Carlópolis
Ouvir matéria
Estimular a cultura da cooperação é uma das diretrizes do Programa concebido pelo Sebrae/PR, que visa melhorar ambiente de negócios, transformando os municípios em referência no desenvolvimento econômico e comunidade sustentável.
O município de Carlópolis, no norte pioneiro do Paraná, passa por um momento de crescimento econômico e social inédito, graças ao Programa Cidade Cooperativa, uma iniciativa do Sebrae/PR que tem como objetivo promover o desenvolvimento local.
No primeiro semestre de 2013, o Programa continua em ritmo acelerado, na opinião do consultor do Sebrae/PR, Roberto Janz. "A criação de uma governança, com apoio do Sebrae/PR, permitiu o desenvolvimento de ações que trouxeram resultados positivos a curto prazo".
A governança estimulou a compra direta da merenda escolar por meio de uma parceria entre a Associação dos Produtores de Frutas de Carlópolis (APC) e a secretaria de educação do município. Segundo o consultor credenciado do Sebrae/PR, Alcione Marques Fernandes, a ação vai proporcionar o repasse de R$ 40 mil por ano para os produtores. "O valor pode ainda ser ampliado à medida que os produtores aumentarem o fornecimento dos produtos", destaca.
Ele acrescenta que a participação na venda da merenda escolar trouxe um incremento de 20% na renda dos produtores. "O próximo passo será a capacitação para produção de alimentos orgânicos com o intuito de melhorar a lucratividade do homem do campo", diz Alcione Fernandes.
A ideia é envolver outros produtores na compra direta da merenda escolar. Para isso, a governança já está discutindo a implentação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que controla a qualidade dos produtos de origem animal, como embutidos, carnes, queijo, ovos, mel e doces. Os produtos certificados ganham um selo que garante a qualidade e a origem dos alimentos e podem compor a merenda escolar.
Associativismo
O associativismo se constitui em alternativa necessária de viabilização das atividades econômicas, possibilitando aos trabalhadores e pequenos proprietários um caminho efetivo para participar do mercado em melhores condições de concorrência. A estratégia está sendo adotada pelos produtores de leite de Carlópolis, que contam a consultoria do Sebrae/PR. Organizado, o grupo também terá condições de atender a demanda da merenda escolar. "A ideia é trabalhar em conjunto para melhorar, principalmente, a qualidade do leite para que o produto se torne mais competitivo no mercado", destaca Roberto Janz, do Sebrae/PR.
De acordo com ele, uma das diretrizes do Programa Cidade Cooperativa é o fortalecimento do associativismo e do cooperativismo no município. "São as melhores formas de organizar um determinado setor. Junto, o grupo de estrutura e ganha mais força para efetuar parcerias", enfatiza Roberto Janz.
Lei Geral
A regulamentação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, sancionada em 2006 no Brasil, no âmbito municipal, também é uma prioridade do Programa Cidade Cooperativa. De acordo com o secretário municipal de Comércio, Indústria, Turismo e Serviços, Elieder Aparecido Borges, a legislação incentiva a adoção de políticas públicas para criar um ambiente favorável para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas no município, entre elas a desburocratização.
"Queremos facilitar a abertura de novos negócios e, para isso, criamos a Sala do Empreendedor, na Prefeitura. Nossa ideia é reduzir para uma semana o prazo para a emissão do alvará provisório", diz Elieder Borges.
Incentivar a participação de micro e pequenas empresas e de microempreendedores individuais nas compras públicas é outra estratégia que será adotada com o intuito de melhorar a competitividade dos negócios de pequeno porte. "Pretendemos desenvolver editais voltados para os microempreendedores individuais e micro e pequenas empresas do município. Hoje, apenas 5% das compras municipais têm como fornecedoras empresas de Carlópolis", informa Elieder Borges.
Roberto Janz, do Sebrae/PR, acrescenta que a compra pública é uma das prioridades da Lei Geral. "Num futuro próximo, vamos capacitar os fornecedores de Carlópolis com o objetivo de aumentar a participação dos empresários locais nas licitações municipais".
Pesquisa
Outra iniciativa da Governança do Projeto Cidade Cooperativa, com o apoio do Sebrae/PR, foi a encomenda de uma pesquisa para traçar o perfil de consumo do município. "Quando o resultado for concluído, pretendemos sensibilizar os empresários e apresentar as necessidades dos consumidores para que eles possam repensar estratégias empresariais com foco no cliente", conta Roberto Janz, do Sebrae/PR.
Segundo ele, as próximas capacitações oferecidas pelo Sebrae/PR em Carlópolis serão baseadas nos resultados das pesquisas.
Capacitação
O Sebrae Itinerante levou para Carlópolis diversos serviços que a entidade promove em grandes centros. Para os empresários, foi uma oportunidade para tirar dúvidas relacionadas às seguintes áreas: microempreendedor individual; plano de negócio; diagnóstico empresarial; orientação financeira, marketing e recursos humanos; teste do perfil empreendedor; e atendimentos dos bancos sobre linhas de créditos.
Além disso, o Sebrae/PR promoveu capacitação sobre liderança e prevê ainda treinamento na área de vendas e a realização do Seminário de Crédito, no próximo mês de agosto.
Educação Empreendedora
O município de Carlópolis também implantou o Cooperjovem, um Programa do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), mantido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR).
Roberto Janz afirma que o Cooperjovem desenvolve a educação cooperativista e segue a mesma metodologia do Educação Empreendedora – Programa que capacitou os educadores das escolas públicas de Carlópolis, utilizando aprendizagem vivencial sobre empreendedorismo. "São eles os formadores das crianças e jovens. São os exemplos a serem seguidos. Desenvolvendo a cultura do empreendedorismo nos professores, as ações, atitudes e atividades repassadas aos alunos também vão estimular comportamentos empreendedores", assinala Roberto Janz.
Além de Carlópolis, o Programa Cidade Cooperativa contempla as cidades de Imbaú, Bom Sucesso e Munhoz de Mello.
Rua Benedito Salles, 1060
(43) 3566-1291
administracao@carlopolis.pr.gov.br
Horário de atendimento SEGUNDA A SEXTA DAS 08h ÀS 11h30 E DAS 13h ÀS 17h.