Quarta-feira, 30 de janeiro de 2013
Última Modificação: // | Visualizada 965 vezes
Vigilância Sanitária destaca a sua importância em Carlópolis
Ouvir matéria
Vigilância Sanitária em Saúde
Muitos desconhecem a importância da Vigilância Sanitária em saúde, pois esta tem um papel fundamental para a qualidade de vida da população. Sendo assim, viemos mostrar a importância desde órgão muitas vezes esquecido por muitos e definir sua área de atuação, evidenciando sua importância na sociedade.
Vigilância Sanitária
A Vigilância Sanitária tem como objetivo a saúde preventiva e o bem estar da comunidade como um todo, elevando a qualidade de vida da população. Essas ações objetivam disponibilizar os produtos e serviços para os cidadãos com qualidade compatível aos requisitos de um Sistema Público de Saúde comprometido com a sociedade. A Vigilância Sanitária através de seus agentes realiza ações capazes de eliminar ou prevenir riscos à saúde e intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse à saúde. Promove a orientação e a fiscalização de estabelecimentos que comercializam ou fabricam: medicamentos, produtos de higiene pessoal, limpeza e desinsetização. Também fiscaliza hospitais, consultórios médicos, odontológicos, veterinários e laboratório de análises clínicas, creches, orfanatos, asilos, mercados, mercearias, lanchonetes, bares, açougues,panificadoras, etc... controlando situações que possam colocar em risco à saúde dos usuários, como a possibilidade de transmissão de infecções e o uso de produtos adequados. Faz o monitoramento das águas do abastecimento público, fiscalização dos distribuidores de água para consumo humano, inspeção zoosanitária (criatórios e abatedouros) e fiscalização de agressões ao meio ambiente que possam trazer risco à saúde.
Esta nova gestão encontrou o Departamento de Vigilância Sanitária desorganizado e com grandes dificuldades nos planos de ação, inúmeros problemas foram encontrados, dentre eles: funcionários sem portaria para exercer trabalho de fiscalização entre outros, falta de um Médico Veterinário para funções relacionadas ao cargo, o carro da Vigilância em mal estado de conservação, trabalhos importantes não estão sendo realizados devido a estes problemas acima mencionados.
Porém a Secretária de Saúde, assim como o Diretor de Saúde, estão trabalhando para reestruturar a equipe, melhorando assim o funcionamento deste setor tão importante para a qualidade de vida da população.
O prefeito atual salientou que não medirá esforços para que a Vigilância Sanitária seja reconhecida em nosso município como papel fundamental nas estratégias de promoção da saúde.
Já foi solicitado junto a Secretaria Regional de Saúde de Jacarezinho- PR treinamentos para a nova equipe, visando um melhor conhecimento teórico- prático dos mesmos, e em breve estaremos colocando em prática os planos de ação.
Enquanto as ações de fiscalização no comércio não são iniciadas, a VISA trabalha no que se refere:
· Atendimento a FCAA (Ficha Controle Animais Agressores) trabalhando no cuidado com o cão e o paciente que sofreu a agressão;
· Atendimento a Notificação de Hepatites;
· Preenchimento do CAT (Comunicação Acidente de trabalho) conforme determinação da Regional de Jacarezinho – PR;
· Liberação de HABITE-SE com taxa sanitária a aprovação de projetos arquitetônicos unifamiliar;
· Liberação de Licença Sanitária do respectivo ano;
· Inspeção no Programa Leite da Família, sendo realizado inspeção no veículo, assim como armazenamento do leite, condições de higiene das escolas;pois se trata de uma pactuação do Município com o Estado do Paraná;
· Coleta de água na Zona Rural e Urbana, seguindo cronograma do SESA (Secretaria Estadual da Saúde); sendo necessário o cumprimento desta coleta, pois se trata de uma pactuação do Município com o Estado do Paraná; (orientando o proprietário do local onde foi coletado a água a tomar medidas de cuidados e melhorias na qualidade da água, caso seja necessário);
· Atendimento a denuncias e reclamações da população;
· Autorização de envios de medicamentos para o exterior;
· Balancete de Psicotrópicos, trimestralmente para a liberação de certificado de regularidade;
Vigilância Sanitária éproteção e saúde. Assim sendo, todos os cidadãos são beneficiários, uma vez que estas ações são dirigidas para toda a população.
Texto: Thaysa Maria de Oliveira - Chefe da Visa Municipal em Carlópolis
Rua Benedito Salles, 1060
(43) 3566-1291
administracao@carlopolis.pr.gov.br
Horário de atendimento SEGUNDA A SEXTA DAS 08h ÀS 11h30 E DAS 13h ÀS 17h.